Serra Talhada ganha rotatória para melhorar a fluidez do trânsito

O vínculo existente entre o uso e ocupação do solo e o sistema viário urbano são a base para a formação da cidade, uma integralmente dependente da outra, exercendo influência direta na segurança e na qualidade de vida da população. Assim como no processo de desenvolvimento de diferentes localidades, os fluxos e trajetos para veículos motorizados e não motorizados, devem fazer parte do planejamento urbano como forma de evitar obstruções no tráfego, perda de tempo de espera em trânsito, o nível de estresse dos motoristas e um dos principais fatores que é a redução do nível de acidentes.

Entre as demais alternativas para minimizar estes problemas é necessário que seja aplicado medidas apropriadas de engenharia de tráfego, com cuidado específico para interseções viárias que são pontos críticos para elevação dos níveis de transtornos no trânsito. Os cruzamentos possuem uma configuração de fluxos que se divergem, convergem e se cruzam, gerando com isso o que chamamos de pontos de conflito. Nas vias com uma interseção de quatro ramos, temos um cruzamento com 32 pontos de conflito, ou seja, pontos de potenciais colisões como representado na figura abaixo.

Em Serra Talhada, observando os potenciais cruzamentos com elevado índice de conflitos no fluxo de veículos, vimos que em algumas situações o cruzamento é ainda mais complexo quando temos a interseção de 3 vias, resultando em 6 ramificações de fluxo de veículos, aumentando ainda mais os pontos de conflito e possíveis pontos de potencial colisão de veículos, como é o caso do cruzamento entre a Rua Isidoro Conrado com a Rua Jacinto Alves de Carvalho e a Rua Joaquim Godoy, no centro da cidade.

Para resolução desta problemática, foi necessário que houvesse uma intervenção que pudesse dispor de uma interseção segura e eficiente, sendo neste caso a execução de uma rotatória visando a disciplina da circulação destes fluxos em conflito, que terão a partir desta intervenção um sentido e uma ordem a vazão de veículos. O projeto arquitetônico elaborado, subtraiu a circunferência para a rotatória da praça existente, abrindo um caminho para o percurso dos veículos, deslocando uma distância de 8,50m de largura entre a praça e a rotatória, que por sua vez possui 10,20m de diâmetro, possibilitando a tangente necessária para o giro de veículos de pequeno e médio porte. Com uma rotatória os pontos de conflito são reduzidos, onde consequentemente teremos um menor número de acidentes entre veículos, como podemos observar na imagem que representa a redução para o exemplo da primeira imagem de 32 pontos de conflito para somente 4 pontos de conflito. No caso da rotatória executada no centro da nossa cidade temos a redução de no máximo para 6 pontos de conflito que poderão ser menores de acordo com a orientação do sentido do fluxo de veículos que poderá ser em sentido único.

O projeto além de funcional precisa representar uma importância estética para o entorno, de forma que possa oferecer bem-estar aos motoristas e moradores do local. Foi nesta perspectiva que o projeto arquitetônico também trouxe outros elementos para composição da rotatória que contará com uma faixa de pedestres sob piso intertravado com cor de destaque para dar resistência à pintura das faixas, como também representar o respeito e cuidado com o pedestre que fará travessia segura em seu percurso natural. Na rotatória, será implantada vegetação de forração e duas palmeiras Wodyetia Bifurcara, mais conhecida como “Palmeira Rabo de Raposa” e por fim um letreiro em caixa alta com a frase “#CUIDANDO DE VOCÊ”, que representa o trabalho que vem sendo feito pela prefeita Márcia Conrado, que tem se preocupando no bem estar da população e tem dado atenção especial para esta demanda de mobilidade urbana de forma funcional e estética.

Este projeto, complementa as mudanças que vão acontecer na Rua Inocêncio Gomes, que encontra-se com problemas sérios de congestionamento por ser uma via de mão dupla com estacionamentos paralelos nos dois lados da via. Esta é uma área de muitos consultórios médicos, hospital e escola. Com o projeto da rotatória faremos as melhorias necessárias com o objetivo único de dar segurança, fluidez, comodidade e ganho de tempo. Este complexo de ações possibilitará aos usuários melhor qualidade de vida. Esta é uma obra do governo municipal, realizada através da Superintendência de Trânsito e Transporte – STTRANS com orientação e apoio da nossa prefeita Márcia Conrado. A obra está orçada em aproximadamente R$ 30.000,00 com prazo previsto para entrega em 70 dias a contar do inicio da obra.

Você também pode gostar…